O Governo do Estado do Pará acaba de publicar nota oficial ( http://migre.me/6guDQ ) garantindo pagamento da Gratificação de Desempenho Institucional aos trabalhadores dos Centros de Atenção Psicossocial, pelo menos neste 3º trimestre de 2011. Sobre o futuro, só Deus sabe...
"Segundo a diretora do FES, Celiana Chaves, “o pagamento da GDI do 3º trimestre está garantido, mas o do 4º só será feito em 2012, e ainda não temos nenhuma previsão de como isso ocorrerá”.
Decisão ocorreu após ato público, pacífico, dos trabalhadores dos CAPS com apoio do Movimento Paraense da Luta Antimanicomial e do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sindsaúde) hoje de manhã na porta de SESPA. O grupo, recebido pelo secretário de saúde, reivindicava, além do pagamento imediato da gratificação a que tem direito (para variar, atrasada), um maior empenho e seriedade na condução da política pública de saúde mental no Pará. Hoje o que se vê é superlotação da clínica psiquiátrica do Hospital de Clínicas, precariedade de toda ordem nos CAPS, além da ausência de dispositivos que garantam a tão sonhada reforma psiquiátrica.
O abandono da política pública de saúde mental tem como consequências a exposição dos usuários à violência nas ruas, além de dificuldades das famílias em conviver com seus entes queridos em crise. Infelizmente, pessoas que poderiam estar bem, produzindo, criando, vivendo tranquilamente as suas vidas acabam perdidos em um sofrimento sem fim em função da ausência do Estado. Quem conseguiu esquecer as cenas horripilantes da usuária sendo espancada em pleno Ver-o-Peso dia 06/09/11?
Outra cena que não sairá tão facilmente de nossa memória foi a da mulher, em crise, que por total falta de assistência e problemas na rede de atenção teve que ser contida (amarrada) em um poste por um vizinho para evitar que cometesse o suicídio. A cena ocorreu um mês depois da violência no ver-o-peso, em 05/10/11.
Lembrando que saúde mental foi uma das áreas de maior crescimento do número de serviços no governo da petista Ana Júlia Carepa. A ex-governadora em seu blog ( http://migre.me/6gvuc ) explica que:
"No Estado do Pará, conquistamos nos quatro anos do Governo de Ana Júlia do PT, um aumento significativo de CAPS por todo o Estado, de 24 para 57 serviços ao final de 2010."
Sabemos entretanto que quantidade não é suficiente, é preciso que a qualidade destes serviços seja garantida através da continuidade e avanços na aplicação da lei. É o que todos esperamos e o que vamos continuar a cobrar do governador Simão Jatene, do secretário de saúde Dr. Hélio Franco e de todos os secretários municipais. Aliás, por falar em saúde mental em Belém...vem aí mais trabalho para o Ministério Público Federal. Há muito o que se investigar e cobrar. Anotem aí! #FicaaDica
Nenhum comentário:
Postar um comentário