quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Sob Nova Direção

Boa Noite,

Eis que hoje, fomos apresentados para uma nova diretora do CAPS, uma psicóloga simpática chamada Graça, com quem vamos ter que construir uma relação de confiança e de co-gestão que já tínhamos conquistado com nossa antiga gestora, que aliás deixará saudades, a também psicóloga, Rosário, que assumiu um cargo no Ministério da Saúde. E na chegada dessa nova diretora, que recebemos com carinho e expectativas positivas, entregamos um documento, construído coletivamente, com nossas demandas, o diagnóstico da situação e as propostas de solução para o CAPS Renascer. Você aí, leitor, pense bem, não acha que nós somos a equipe que todo gestor pediu a Deus? oferecemos as soluções, mas cobramos também. Aí pensando por esse lado talvez não sejamos muito fáceis não, mas se cobramos é por compromisso com o usuário, sofrendo cada situação que um ser humano nunca deveria ser exposto. Como é que não adoece, né? Bem, aí em baixo está o documento, seria interessante alguém do governo dar uma lida (além das pessoas para quem já enregamos) -->


Belém, 29 de Novembro de 2012

                Nós Trabalhadores  do CAPS Renascer, desde 2011 vimos construindo em conjunto com os demais Trabalhadores dos Serviços de Saúde Mental sob gestão da SESPA, um processo de reflexão sobre a política de atenção aos usuários portadores de transtornos mentais.
                A partir dessas reflexões foram identificadas várias demandas, que estão presentes no cotidiano deste CAPS e dos demais serviços que merecem compromissos de gestão para solução e qualidade na oferta do SUS. Quais sejam:

DEMANDAS
DIAGNÓSTICO
PROPOSTAS
Formação permanente dos trabalhadores de serviço mental.
1.       De 2011 a 2012 não foi priorizada a capacitação, sendo que o pouco debate que ocorreu,  foi priorizada a temática de álcool e outras drogas.
2.       A pauta já foi apresentada ao Secretário de Estado (SESPA) com sugestão de criação do Plano Estadual de Capacitação em Saúde Mental.
1.       Realizar em Janeiro de 2013 capacitação específica para CAPS III, envolvendo a temática “Atenção à Crise”,;
2.       Realizar no 1º semestre de 2013 capacitação com as temáticas “Legislação em ssaúde mental e rede de atenção”;
3.       Realizar no 2º semestre de 2013 capacitação sobre a temática “Medicalização da Saúde”;
4.       Realizar no 2º semeestre de 2013 uma formação com os representantes dos conselhos gestores dos CAPS
Estruturação de Equipe no CAPS Renascer
Insuficiciência de profissionais médicos
Garantir dois médicos psiquiatras (um para cada expediente)
Implantação da farmácia de medicação especial
Indefinição de data para instalação, sendo que já foram realizados estudos por equipes da vigilância sanitária e da referência farmacêutica, com pareceres favoráveis de ambas.
Implantar a farmácia o mais breve possível, tendo em vista a necessidade dos usuários.
Suspensão da inclusão de novos usuários na UBS Pedreira
1.       Dificuldade de darmos alta aos usuários residentes no bairro da  Pedreira;
2.       Há cerca de 44 usuários remanescentes ou não da Pedreira  recebendo somente consultas médicas no CAPS Renascer.
Que o programa de saúde mental da UBS Pedreira volte a atender os usuários remanescentes e de novas demandas.
Municipalizalização dos CAPS
1.       Definição de que até o final de 2012 não haverá municipalização com a existência de documento assinado pelo Secretário de Estado de Saúde e debate no Conselho Estadual de Saúde com recomendação para suspensção de decisão da CIB (calendário que repassaria serviços de CAPS e URES  a partir de Junho de 2012);

1.       Criação de comissão envolvendo representante de trabalhadores já eleitos, gestores e usuários para discutir a municipalização com a intermediação do CES;
2.       Garantia dos direitos conquistados dos trabalhadores no processo de municipalização (ex: risco de vida , GDI, garantia de retorno ao órgão de origem em caso de não adaptação etc.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário