sexta-feira, 30 de março de 2012

Vuelo de la Libélula Delante del Sol

Quem me conhece sabe que tenho uma estranha tatuagem  nas costas, próxima ao ombro direito. É uma adaptação livre do quadro abaixo do Joan Miró. Tem um significado especial na minha história. Marca um momento de passagem, de reconstrução, de crescimento. É muito importante pra mim. O interessante é que faz 12 anos que eu penso que se trata "Del Vuelo de un Pájaro" e em um daqueles golpes do destino que não encontro explicação, acabo de descobrir que não...o título da tela é "Vuelo de la Libélula Delante del Sol".  Isso tinha que acontecer hoje, tinha que acontecer no dia em que assisti a uma reportagem que falava do significado da libélula no trabalho de uma artista brasileira (Panmela Castro) que usa o grafite para  lutar pelos direitos das mulheres -->  http://migre.me/8ul5d . E a Libélula significa liberdade, imortalidade e regeneração. Que lindo...deu até vontade de fazer uma nova tatuagem. Rsssss....




Scar Tissue

Scar tissue that I wished you saw
Sarcastic Mister Know-it-All
Close your eyes and I'll kiss you 'cause
With the birds I'll share


With the birds I'll share
This lonely view
With the birds I'll share
This lonely view


Push me up against the wall
Young Kentucky Girl in a push-up bra
Fallin' all over myself
To lick your heart and taste you health 'cause
With the birds I'll share
This lonely view…


Blood loss in a bathroom stall
Southern girl with a scarlet drawl
Wave good-bye to ma and pa 'cause
With the birds I'll share


With the birds I'll share
This lonely view
With the birds I'll share
This lonely view


Soft spoken with a broken jaw
Step outside but not to brawl in
Autumn's sweet we call it fall
I'll make it to the moon if I have to crawl and
With the birds I'll share
This lonely view…


Scar tissue that I wished you saw
Sarcastic mister know it all
Close your eyes and I'll kiss you 'cause
With the birds I'll share


With the birds I'll share
This lonely view
With the birds I'll share
This lonely view

(Red Hot Chili Pepers)


quinta-feira, 29 de março de 2012

As artes de Arthur Bispo do Rosário - Mente e Cérebro

Com diagnóstico de esquizofrenia-paranóide, ele viveu recluso por meio século e morreu há 20 anos, mas sua obra atravessou os muros da instituição psiquiátrica e obteve reconhecimento. Foi um gênio, não há dúvidas, porém no dia-a-dia da saúde mental nos deparamos com muitos sujeitos que assim como Arthur Bispo do Rosário, utilizam a arte para expressar sua dor, suas angústias, dúvidas, alegrias...enfim. Todos os dias nos deparamos com lampejos de genialidade e é por isso que é tão importante a interlocução entre a política de saúde e a política de cultura. Na realidade, a interlocução deve ser entre TODAS as políticas públicas, mas o foco aqui é arte e loucura, então vamos à luta, vamos fazer acontecer. Recomendo a leitura da reportagem da Revista "Mente e Cérebro", por Luciana Hidalgo no link abaixo:


As artes de Arthur Bispo do Rosário - Mente e Cérebro



terça-feira, 27 de março de 2012

Reza forte

Contra tudo o que há de mau, toda inveja, mesquinharia, hipocrisia, desrespeito, falsidade, eu peço muita proteção. Que Deus ilumine os corações de algumas pessoas para que elas tenham forças para tirar o foco das vidas alheia e possam construir suas caminhadas em paz.


Reza

Deus me proteja da sua inveja
Deus me defenda da sua macumba
Deus me salve da sua praga
Deus me ajude da sua raiva
Deus me imunize do seu veneno
Deus me poupe do seu fim

Deus me acompanhe
Deus me ampare
Deus me levante
Deus me dê força

Deus me perdoe por querer
Que deus me livre e guarde de você

(Rita Lee)

domingo, 25 de março de 2012

O Buraco do Espelho (bandeira branca)


A loucura e eu...


O buraco do espelho está fechado
agora eu tenho que ficar aqui
com um olho aberto, outro acordado
no lado de lá onde eu caí

pro lado de cá não tem acesso
mesmo que me chamem pelo nome
mesmo que admitam meu regresso
toda vez que eu vou a porta some

a janela some na parede
a palavra de água se dissolve
na palavra sede, a boca cede
antes de falar, e não se ouve

já tentei dormir a noite inteira
quatro, cinco, seis da madrugada
vou ficar ali nessa cadeira
uma orelha alerta, outra ligada

o buraco do espelho está fechado
agora eu tenho que ficar agora
fui pelo abandono abandonado
aqui dentro do lado de fora

(Arnaldo Antunes)

quarta-feira, 21 de março de 2012

Setorial de Saúde do PT convida para Debate Público


SETORIAL ESTADUAL DE SAÚDE DO PT- PA

CONVITE

O setorial de Saúde do PT Estadual vem respeitosamente convidá-lo(a) para participar do Debate Público:   “A Saúde no Brasil e o SUS como determinantes de inclusão social e cidadania do povo brasileiro”. Ocasião em que acontecerá abertura do Encontro Estadual do Setorial de Saúde do PT.


Dia: 23/03/2012 – (sexta-feira)
Local: Assembléia Legislativa do Estado do Pará
Hora: 18:00

Agradecemos a atenção e o empenho da sua participação.


Comissão organizadora

domingo, 18 de março de 2012

Primeiro açaí da Manu



                                             Adriane e Manuela em 18/03/2012


"...Põe tapioca
Põe farinha d'água
Põe açúcar
Não põe nada..."

 (Nilson Chaves)

Sushi




(Tulipa Ruiz)

sexta-feira, 16 de março de 2012

A Perereca da Vizinha: Um escabroso crime contra os direitos humanos: um ...

Trago à ordem do dia a questão da violação dos direitos humanos que acontecem no manicômio judiciário do Pará. Denúncia publicada pelo Blog Perereca da Vizinha dia 12/02/2012. Esta questão passou a fazer parte de nossa pauta de reivindicações com a SESPA a partir desse momento de greve dos CAPS estaduais.

A Perereca da Vizinha: Um escabroso crime contra os direitos humanos: um ...: O hospício do filme  “Um Estranho no Ninho” mais parece um SPA perto do hospital de custódia e tratamento psiquiátrico, localizado no Compl...

terça-feira, 13 de março de 2012

O que querem os trabalhadores dos CAPS estaduais, afinal? uma carta à CIB


OF. Nº 03/ 2012 – Comissão de Trabalhadores dos Serviços de Saúde Mental sob Gestão da SESPA.   
 Belém, 13 de março de 2012
Ao
Excelentíssimo Senhor
Dr. Hélio Franco de Macedo Junior*


Senhor Presidente,

Ao cumprimentá-lo, vimos solicitar que seja incluído na pauta dessa Comissão Intergestores Bipartite (CIB/Pa) a revogação de decisão publicada pela Portaria que estabeleceu o calendário de municipalização dos serviços de saúde mental sob gestão da Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA).  Tal solicitação se justifica por entendermos que não houve a participação de usuários e trabalhadores no processo de discussão e decisão.
É importante ressaltar que não somos contrários às diretrizes do Sistema Único de Saúde, dentre as quais está a descentralização dos serviços, porém entendemos que esta deve ser conduzida de forma responsável, com pactuação entre todos os entes envolvidos, inclusive levando em consideração o controle social, outra diretriz basilar do SUS.
Avaliamos que o desdobramento desse ato tem criado instabilidade nos serviços, uma vez que as categorias de trabalhadores possuem especificidades que precisam ser analisadas cuidadosamente. Outra preocupação são as dificuldades atuais de Belém, penúltima colocada entre as capitais no Brasil em qualidade de atendimento divulgado em pesquisa recente do Ministério da Saúde e a relação conflituosa e de descumprimento de pactos de gestão do SUS entre a SESPA e a Secretaria Municipal de Saúde de Belém – SESMA, o que pode ser claramente observado diante do impasse de gestão dos recursos públicos, no momento inclusive mediado pelo Ministério Público Federal (MPF).
Ainda como desdobramento dessa decisão e mesmo diante das dificuldades, os principais prejudicados são os trabalhadores e usuários dos serviços. No caso da saúde mental, os serviços estaduais (CAPS Renascer, CAPS Amazônia, CAPS Grão-Pará, CAPS Icoaraci, Residência Terapêutica) deixaram de ser incluídos no Protocolo de Compromisso de Entes Públicos assinado pelos gestores da saúde municipal e estadual em 21 de Junho de 2011, que estabelece a formalização da contratação de serviços de saúde ofertados e a respectiva forma de pagamento com fixação de metas contidas no plano operativo anual a serem cumpridas pelas unidades assistenciais estaduais integrantes deste termo mediante repasse financeiro pelo fundo nacional de saúde, deduzido do limite financeiro de assistência de média e alta complexidade do município de Belém e por este motivo deixaram de ter o pagamento de sua Gratificação de Desempenho Institucional garantido (Decreto 1.554 de 21 de março de 2005 que regulamenta a Lei 6.673 de 2 de Agosto de 2004).
Esta situação vem sendo pauta de discussão com o gestor estadual de saúde desde o final do primeiro semestre de 2011 e considerando que todos os meios de negociação foram exaustivamente levados a efeito, os trabalhadores decidiram por iniciar um movimento de greve, apoiada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado do Pará – SINDSAUDE, a partir de 07/03/2012.
A decisão da categoria levou em consideração o não pagamento da GDI relativa ao quarto trimestre de 2011, a qual devido ao impasse citado acima entre SESPA e SESMA se encontra sem perspectiva de adimplemento e a decisão de municipalizar os serviços. Para além dessas duas questões, outras reivindicações motivaram o movimento grevista, tais como a imperiosa necessidade de implantação de CAPS III sob gestão estadual no município de Belém, instalação da mesa de negociação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) com representantes dos trabalhadores da saúde mental, regularização do Centro de Cuidados para Dependentes Químicos (CCDQ), reativação do programa de saúde mental na UBS Pedreira, criação e implementação de um plano de capacitação em saúde mental planejado com os trabalhadores, construção de uma política pública para moradores de rua com transtornos mentais, que a SESPA e a SUSIPE revejam a situação do manicômio judiciário no que diz respeito à garantia dos direitos humanos dos usuários, que seja articulada a rede de saúde mental com a atenção primária à saúde, inclusive os Núcleos de Atenção à Saúde da Família – NASF, que o relatório da IV Conferência Estadual de Saúde Mental seja divulgado e as resoluções cumpridas pelo Estado.
Diante do exposto, reforçamos a solicitação de revogação da decisão dessa comissão em relação à municipalização dos serviços de saúde mental sob gestão da SESPA e que os trabalhadores e usuários sejam envolvidos no processo de discussão e ainda, a inclusão urgente dos serviços de saúde mental no Protocolo de Compromisso entre Entes Públicos com respectivas fixação de metas no Plano Operativo Anual.
Certos de contarmos com vossa compreensão, renovamos protestos de estima e consideração, colocando-nos a disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente,

A Comissão. 

* Dr. Hélio Franco de Macedo Junior, além de Secretário de Estado de Saúde Pública do Pará é Presidente da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/Pa)


Vejam o calendário da municipalização dos CAPS estaduais e URES (a partir de 2013) no Termo de Compromisso de Gestão Municipal/2011 assinada pelos secretários de saúde do Estado e do município de Belém. Só esqueceram de conversar com os trabalhadores e usuários...o resultado está aí: GREVE!


segunda-feira, 12 de março de 2012

A crise da saúde no Pará e em Belém





Esta semana a saúde pública no Pará parece voltar à pauta. A terrível notícia de que estamos em último lugar no Brasil em relação à qualidade da saúde prestada à população nos coloca a imperiosa necessidade de refletir e tomar medidas urgentes em relação à área. Saúde não é brincadeira, quando se fala em saúde estamos falando de vidas. É tudo muito sério, mas parece que algumas pessoas simplesmente parecem não compreender com exatidão o que significa estar com um ente querido em uma fila de espera para uma cirurgia, em que um dia pode representar a diferença entre a vida ou a morte. Este texto do Claudio Puty --> http://migre.me/8gps6  dá a dimensão exata da situação do Pará e de Belém no quadro da saúde pública do Brasil. É urgente e necessário que seja revista situação de Belém em relação ao que há pactuado de metas com o Estado e com a União. Estamos falando aqui de recursos públicos mal utilizados, o que pode ser observado na prática da rede de atenção municipal ou no desmonte/ ausência da rede de atenção como se vê no texto da Franssinete Florenzano --> http://migre.me/8gqld A situação é tão grave que nem mesmo o Ministério Público Federal consegue um acordo entre SESMA e SESPA sobre as contas do Estado X Município e vai solicitar um parecer do Ministério da Saúde sobre as dívidas entre as secretarias -->http://migre.me/8ge7Y. Aí, como se tudo isso não bastasse, como se todos os problemas de subfinanciamento e de má gestão já não fossem suficientes ainda temos que lidar com o fantasma da corrupção. Mais uma vez, a jornalista Ana Célia Pinheiro, no seu blog "A Perereca da Vizinha" faz graves denúncias sobre dispensas de licitação na SESPA, justamente em ano eleitoral --> http://migre.me/8gqd5 . Enquanto isso, pessoas sofrem em filas sem atendimento, aguardam leitos em casa com o seu estado de saúde se agravando. Vou dar um exemplo, agora mesmo tem um vizinho meu, com Insuficiência Cardíaca Crônica aguardando leito no Hospital de Clínicas ou outro hospital conveniado. Todos os dias a minha mãe que é enfermeira vai até a sua casa e mede a pressão arterial, verifica a glicemia e lamenta porque o senhor deveria há muito estar internado.Como ele, há centenas... Bem...não posso deixar de mencionar os portadores de sofrimento mental que estão em casa sem atendimento e daqui a pouco tempo sem medicação pois os CAPS estaduais estão em greve, enfim...os gestores não se entendem aí em cima e quem sofre as consequências são os trabalhadores, com as piores condições de trabalho, com péssimos salários e especialmente os usuários, que pagam seus impostos e têm mais do que o direito de serem bem atendidos. Um pouco mais de respeito. Nós merecemos!!!

Blog do Puty: Artigo de domingo: Saúde de Belém na lanterna

Blog do Puty: Artigo de domingo: Saúde de Belém na lanterna:   Descalabro na saúde de Belém   Publicado em O Liberal em 11/03/2012 Cláudio Puty (*) O Ministério da Saúde lançou no dia 1º de m...

Blog da Franssinete Florenzano: Belemenses sem atenção

Blog da Franssinete Florenzano: Belemenses sem atenção: Na área da atenção primária relacionada à estratégia de saúde da família em Belém, o teto seria de 581 equipes, mas apenas 117 estão cred...

sábado, 10 de março de 2012

"Piedras, noches, poemas"



Pedrinho
Pedrinho chegava descalço
Fazia da vida o que a gente sonhou
Pintava do nada um barato
Falava umas coisas que a gente nem pensou

Como é que pode ser tão criativo
Auto-confiante, um cara cortês
Pedrinho parece comigo, mas bem resolvido com sua nudez
Tirou da cartola uma flor e me presenteou num domingo de sol
É meu amigo querido até dormiu comigo no mesmo lençol

Pedro esta cantiga não fala de amor
Mas querido esse som acho que me entregou
Pedro esta cantiga não fala de amor
Mas querido esse som acho que me instigou

Pedrinho chegava descalço
Fazia da vida o que a gente sonhou
Pintava do nada um barato
Falava umas coisas que a gente nem pensou

Como é que pode ser tão criativo
Auto-confiante, um cara cortês
Pedrinho parece comigo, mas bem resolvido com sua nudez
Tirou da cartola uma flor e me presenteou num domingo de sol
É meu amigo querido até dormiu comigo no mesmo lençol

Pedro esta cantiga não fala de amor
Mas querido esse som acho que me entregou
Pedro esta cantiga não fala de amor
Pelo carinho esse som acho que me instigou

(Tulipa Ruiz)

quarta-feira, 7 de março de 2012

Antídoto contra o preconceito: a arte de uma usuária do CAPS Renascer neste Dia Internacional da Mulher (8 de Março)

Neste 08 de Março, Dia Internacional das Mulheres, publico um poema e um desenho de uma mulher, como muitas de nós, incrivelmente criativa e que luta dia após dia para conquistar seu espaço, mostrando que não há lugar no mundo que queremos e merecemos para qualquer tipo de discriminação e/ou opressão.  O poema "Flores" e o desenho abaixo são obras de Kethelly Tiger, uma usuária do CAPS Renascer.


"Poema em homenagem a luta das mulheres ao longo dos anos para conquistar seu espaço e mostrar que seu papel é importante e fundamental para a construção, desenvolvimento e progresso da pátria."

As Flores

Da pátria amada
Armada sem armas
Apenas com palavras
flores lutam
Os pulsos das amadas flores
Foram amassados
E as pobres flores são...
Amassadas
Apagadas
Esquecidas
Enterradas
Na marcha ritmada
Sofrendo ameaças
Foram sem medo Lutar por direitos
Querendo escolher
Querendo o que é justo
Sabendo que mais do que o justo tinham a receber
Foram flores
Dos campos da pátria amada
Flores que nutrem os filhos deste solo
Flores que também representam a mãe gentil

Oh! pátria amada
Salve! Salve!
As flores que ainda marcham na luta por...
Direito
Respeito
Por simples contemplação
Oh! Pátria amada
São flores armadas sem armas
Apenas palavras...
Que traduzem seu sonhos

Pátria amada
São flores que nutrem os filhos do teu solo
São flores que reverenciam
A pátria amada, a mãe gentil
São flores que querem ser amadas
Respeitadas
Admiradas
Sem essas flores
Teus risonhos
Lindos campos seriam vazios
São flores que contam de um povo heróico
São flores que sonham com o sol da liberdade
e seus raios fúlgidos

E muitos já conseguiram conquistar com braços fortes
E no seio
Peito de flor
Grita: Liberdade!
E que não tem medo de desafiar a própria 
morte
Pois, sabe que o futuro espelha tal grandeza
São flores que esperam o erguer da justiça
Clamar forte
São flores que não fogem à luta
Que não amam a guerra
Mas não temem a morte
São flores que sabem que são a beleza da pátria
Que amam a pátria
Que produzem os filhos da pátria
Que nutrem o solo da pátria
Que ajudam a produzir a pátria amada
Salve! Salve!
O dia das flores
Que amam a pátria
E querem por ela ser amadas
Em um minuto de silêncio...
.......................................
Peço:
Amem as flores
Admirem a beleza e a força de cada flor
chamada
MULHER.

(Kethelly Tiger; 08/03/10)

domingo, 4 de março de 2012

Ganha corpo o Movimento de trabalhadores da Saúde Mental !

Aos Trabalhadores Usuários e Familiares dos Serviços de Saúde Mental


                                         Foto: Josie Mota



Após ATO público realizado em 29/02 na porta da SESPA, que mobilizou 70 trabalhadores da Saúde Mental e de reunião em frente ao CAPS AD dia 1º, d
efinimos por realizar  uma nova Assembléia com 100% de Trabalhadores  no dia 02/03 às 9h, no Auditório da  UEPA  da  Eneas Pinheiros  com a 1º de Dezembro ( Jõao Paulo). A proposta era estruturar a decisão do Estado de Greve. O SINDSAÙDE esteve lá e se posicionou em apoio aos trabalhadores.
Avaliamos que não há efetivação do Decreto Estadual que normatiza a GDI, por parte do Governo do Estado considerando o embrólio burocrático  da SESPA e SESMA decorrente da decisão da Municipalização  dos Serviços da Saúde Mental, que teve um caráter meramente Cartorial e irresponsável, com a classe trabalhadora, usuários e familiares. 
Depois de muito, ontem tivemos acesso ao documento do Protocolo de Compromisso entre os Entes Públicos, que teve como objetivo "a formalização da contratação dos serviços de saúde  ofertados e a respectiva forma de pagamento, com fixação de metas contidas no Plano Operacional Anual, a serem cumpridas pelas unidades assistenciais estaduais, integrantes deste Termo, mediante repasse financeiro pelo Fundo Nacional de Saúde, deduzido do limite financeiro de assistência de média e alta complexidade do município de Belém ".
Neste Termo só os CAPS e os outros Serviços de Saúde Mental (CCDQ e CIASPA) não foram incluídos  ( parágrafo 1º da Cláusula Primeira do Termo). As demais Unidades de Média Alta Complexidade( Hospitais, URES e LACEN  entraram em um Plano chamado de POA( Plano Operativo Anual) com a alocação de " recursos financeiros no montante de R$ 51.389.190,60 ( Cinquenta e um milhões, trezentos e oitenta e nove mil, cento e noventa reais e sessenta centavos ) por ano, retirados do limite financeiro da Assistência de Média e Alta Complexidade do Município de Belém/SESMA, de forma proporcional ao atendimento da população r
esidente no município e ao atendimento à referência intermunicipal, e repassados ao Estado/SESPA pelo Ministértio da Saúde".
Vejam a gravidade da situaçã
o e a dimensão da luta que teremos se estivermos unidos. Restou aos CAPS, CCDQ e CIASPA a Municipalização, com posterior homologação na CIB entre a SESPA e SESMA.

Avalio que nossa luta não será simples, mas estamos ganhando força. Será preciso a união dos trabalhadores e o apoio político em todos os aspectos, para revertermos tal decisão burocrática, que oficializou o descaso dos tais ENTES PÚBLICOS, no Pará, com uma área de atuação do SUS tão importante, que é a SAÚDE MENTAL.

Ficamos vulneráveis , mas não perdemos a força da classe trabalhadora em Defesa do SUS com controle social.

Pedro Júnior
Assistente Social
Membro do MLA
Trabalhador do CAPS Renascer-SESPA