Vim aqui hoje refletir com vocês sobre esta data e o que significa para cada um de nós. As luzes brilham na cidade inteira, as ruas, lojas e shoppings estão lotados, o trânsito está nervoso e as pessoas agitadas pra lá e pra cá. Em casa, á árvore de natal enfeitada, embaixo vários presentes multicoloridos, mas a hora é de reflexão: o que é mesmo natal?
NATAL, segundo o Houaiss:
Datação
sXIII cf. FichIVPM
Acepções
■ adjetivo de dois gêneros
1 relativo a nascimento; natalício
2 onde ocorreu o nascimento (de alguém ou de algo); natalício
Ex.: terra n.
■ substantivo masculino
3 dia do nascimento; natalício
4 Rubrica: liturgia, religião.
festa do nascimento de Jesus, celebrada no dia 25 de dezembro desde o sIV pela Igreja ocidental e desde o sV pela Igreja oriental
É isso aí, amigos...antes de qualquer coisa, devemos lembrar que comemoramos dia 25 de Dezembro o aniversário de alguém muito especial: Jesus Cristo. Não importa se você crê que ele é o filho de Deus que veio para nos salvar ou não. Não dá pra negar: Jesus existiu e foi uma pessoa tão boa, mas tão boa que até hoje estamos aqui falando sobre ele e atribuindo coisas incríveis à inspiração trazida por ele ao mundo. Jesus veio ensinar que o valor da vida não está no que temos, mas no que somos. Isso pode parecer simples, mas não é não...e não é porque tudo o que vemos a nossa volta provoca a ilusão de que a vida só vale a pena se tivermos isso ou aquilo, nossos sonhos hoje em dia são sonhos de consumo. Não estou falando isso porque sou santa e não me comporte assim também, mas é que as vezes a gente tem um lampejo de insight e consegue nem que seja por um minuto olhar as coisas como elas são.
O importante do Natal, pra mim, é a oportunidade de compartilhar momentos de alegria com quem está próximo e suporta o ano inteiro o peso da vida com a gente: a nossa família. O importante do natal é poder dividir o alimento, e até a alegria do presente, desde que este não seja o objetivo principal. Precisamos entender que o presente só está ali pra lembrar a todos que o verdadeiro presente de Deus (sim, eu creio!!!) pra todos nós foi o seu filho, Jesus, que veio dar exemplo de como deveríamos agir para esse mundo ser melhor, não só pra mim, ou só pra ti, mas pra todos nós. Precisamos aprender a amar, sem distinção, sem medo, com tudo o que somos...começar a entender que nossa família está para além de nossos filhos, irmãos, pais e companheiros. Precisamos compreender que nossa família é a humanidade inteira. Mas essa é uma lição de toda a vida e eu humilde ainda tenho muuuuuuuito o que aprender.
Neste natal eu peço de presente que daqui pra frente não me deixe enganar tanto pelas ilusões que este modo de viver nos coloca. Peço isso de coração e sei que não será fácil aprender, mas vou com coragem! e ahhhh, agradeço imensamente por poder viver este momento tão especial com minha filha nos braços. Isso sim não tem preço!!!
Aqui, um vídeo muito bonitinho sobre o nascimento de Jesus:
Feliz Natal!!!
Pesco "nossa família é a humanidade inteira". Acredito muito nisso. Esteja dentro de casa, na esquina de casa, em qualquer país... em qualquer planeta. Que tenhamos a capacidade de ampliar nosso querer bem, sempre, e lutar pelo bem de todos nós. Estejamos onde for.
ResponderExcluirQuerida Amiga,
ResponderExcluirConcordo com você. Estar com nossos filhos nos braços e ao lado de nossa família, isso sim não tem preço. Adorei o texto, muito sagaz e sensível, assim como você. Feliz Natal e próspero ano novo!
Beijos a todos,
Janine e Cecília.
Obrigada Erika e Nine, vocês são muito queridas. Helena e Cecília tem muita sorte em tê-las como mães...
ResponderExcluirSe há um dia em que precisamos fazer o bem sem olhar a quem; se há um dia em que devemos acreditar nas pessoas; um dia em que podemos nos dar ao luxo de baixar a guarda e agir com inocência e nenhum interesse; um dia para sonharmos com um mundo de paz, no qual reina o amor e a igualdade entre os homens; um só dia assim. Esse dia só pode ser o Natal. Feliz Natal, portanto!
ResponderExcluir